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Por que Poucas Pessoas Alcançam o Sucesso no Marketing Digital?

O sucesso no marketing digital está relacionado a diversas atitudes e estratégias. Mas não se assuste, pois não é nenhum bicho de sete cabeças.

Leia o artigo, para entender porque poucas pessoas conseguem ser bem-sucedidas trabalhando somente pela internet.

Aproveite para anotar as dicas corretas e aplicar hoje mesmo no seu negócio.

 

Resolvi escrever sobre este assunto porque muito me questionei a respeito, ao longo destes 5 anos que trabalho e estudo marketing digital.

E pasme! Ainda não tenho uma resposta. Sabe por quê? Porque é relativo.

Vamos pensar juntos, afinal, o que significa pouco ou muitas pessoas? 10, 100, 1000…

E será que existe uma definição universal de sucesso?

Claro que não!

Sucesso para mim, pode significar, ter uma profissão e um emprego estável, que me garanta férias todo ano e que não falte nada para minha família.  

Enfim, que siga uma rotina certinha todos os dias.

Por outro lado, para você, pode ser que o sucesso signifique, desenvolver uma atividade que envolva riscos, que não exista rotina e que te desafie todos os dias.

Que estimule sua criatividade e te faça sair da zona de conforto.

Talvez, você não prenda com as garantias que os empregos convencionais oferecem.

Talvez, não ligue a mínima se poderá tirar férias no próximo ano, porque seu trabalho é tão empolgante e gratificante e, você ama o faz.  

Razões diferentes, objetivos diferentes e, claro, consequências e resultados diferentes.

Você deve estar se perguntando, o que isso tem a ver com este artigo?

Bem, todos os dias muitas pessoas apostam no mercado de marketing digital, e verdade seja dita:

A maioria só enxerga a possibilidade de ganhar dinheiro com o conforto de não sair de casa. E se livrar de passar por todos transtornos e desafios que a maioria esmagadora dos trabalhadores brasileiros enfrentam.

Acreditam, que basta ligar um computador e pronto! Vai começar a chover dinheiro em sua conta bancária.

Muitos acham que é fácil, porque a internet é acessada pelo mundo inteiro, e nada pode dar errado.

Enfim, acreditam que trabalhar com marketing digital focado em ganhar dinheiro online é fácil.

E se você também acredita que é fácil ganhar dinheiro na internet?

Não se iluda, pois não, não é!

Qual o Segredo de se Ganhar Dinheiro pela Internet?

ganhar dinheiro pela internet
Desenvolver uma mentalidade empreendedora é fundamental para se trabalhar online

Na internet é preciso ter uma mentalidade empreendedora séria, obstinada em alcançar seu objetivo principal.

Um empreendedor de sucesso possui algumas características fortes.

Segundo o Sebrae, as 10 características do bom empreendedor são:

  • Busca constantemente por oportunidades e iniciativas
  • É persistente
  • Corre riscos calculados
  • Exige qualidade dentro de seu negócio
  • Tem comprometimento
  • Estuda muito
  • Estabelece metas realizáveis
  • Cria sistemas de monitoramento da empresa
  • Busca sempre por bons relacionamentos com sua rede de contatos
  • Tem autoconfiança

 

E o que acontece com a maioria das pessoas é que lhes falta essas caraterísticas. E principalmente, começam seus negócios sem preparo e sem planejamento.

Para ganhar dinheiro na internet o primeiro passo é ter um propósito específico, e este não deve estar apenas ligado a ganhar dinheiro, é preciso mais do que isso.

Ganhar dinheiro não pode ser o objetivo principal.

Ter um propósito é combustível que vai te tirar da cama todos os dias motivada para trabalhar.

Isso vai servir para te estimular a ter ideias criativas e prestar um ótimo serviço aos seus clientes.

E, seus clientes devem ser o foco principal de seu trabalho.

Alcançar a satisfação e confiança de seus clientes vai ajudar a impulsionar o seu negócio para o próximo nível.

Por que poucas pessoas alcançam o sucesso no Marketing Digital?

Separei 7 dificuldades que impedem a conquista de bons resultados e êxito no trabalho com marketing digital.

1 # Não saber vender seu peixe

Só existe dinheiro, só existir receita e ganhos de vendas de algum produto ou serviço.

A maioria das pessoas não estão preparadas para vender.

Muitas que começam hoje, no marketing digital, nunca sequer vendeu alguma coisa antes.

Como uma pessoa seria capaz de vender algo para outra pessoa sem nunca ter vendido nada em toda sua vida inteira?

Outra questão é, muitas pessoas simplesmente, detestam vendas. E tem seu mindset totalmente blindado para as técnicas de vendas.

Para estas pessoas, os vendedores são caricaturas indesejáveis, chatos, pegajosos e insistentes que querem empurrar a qualquer preço algo que você não precisa, num preço que você não está disposto a pagar, para assim receber suas comissões e bonificações.

Na percepção destas pessoas, vender é uma tarefa árdua, pouco colaborativa e desonesta (só o vendedor quer e vai receber vantagem).

Atingir a consciência da importância de vender é muito importante. Sem ela o sistema não funciona.

Muitos vendedores não vendem porque não podem vender aquilo que não acreditam.

E, muito menos persuadir sem ter convicção e, sem conhecer o interesse e às necessidades das pessoas.

Por essa razão, antes de começar a trabalhar com o marketing digital, você deve buscar se autoavaliar.

 Identificar suas habilidades com vendas e, principalmente, o quanto está disposta a se capacitar, caso não seja capacitada ou ainda, ou quanto estaria disposta a desenvolver-se para se tornar melhor ainda em vendas.

2 # Dificuldade com autodisciplina

Pessoas com pouca disciplina não conseguem desenvolver um trabalho consistente em marketing Digital.

Isso ocorre porque existe um tempo de maturação, onde você precisa estar disposto a doar muito de si para atrair, encantar e prender a atenção das pessoas.

Não é uma tarefa fácil!

Leva tempo. Dependendo do nível de empenho direcionado ao negócio, pode levar até anos.

Muitos influencers digitais que hoje são bem requisitados nos mercado, que possuem grande autoridade no seu ramo, levaram anos para construir essa notoriedade.

Então é um erro pensar que não precisa ser tão disciplinado.

Seja porque é apenas uma renda extra que você deseja ter, seja porque é online, ou  ainda, achar que se publicar um texto hoje, amanhã vai chover milhares de leitores no blog, é ilusão.

É um grande erro!

O segredo para alcançar o objetivo/sucesso é trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar muito no seu projeto. E quando você se cansar de trabalhar, trabalhe um pouco mais.

Então, é preciso dedicação extrema, diariamente, note que não estou dizendo exclusiva, apenas extrema.

Você pode trabalhar 2 ou 4 horas por dia, mas precisa trabalhar de verdade com empenho e dedicação.

Fazendo isso, você desenvolverá a disciplina e daí é somente manter a constância nas suas publicações.

E publicar seguindo um calendário editorial, que você poderá criar antecipadamente ou na medida em que for desenvolvendo seu trabalho.

3 # Falta de Foco

Existem diversas formas de se perceber se você possui falta de foco:

Uma delas é a dificuldade de concentração, devido a fatores externos, como: barulhos, pessoas lhe tirando atenção com conversas, rádios, televisão etc.

Para resolver, é preciso um esforço muito grande.

Se você deseja vencer os obstáculos, precisa ter em mente o quanto é importante a realização e conclusão daquela tarefa que precisa ser executada.

Se se possível, peça a colaboração das pessoas a sua volta.

Pedindo com gentiliza que conversem mais baixo, para você se concentrar melhor.

Ou peça para diminuírem o som dos equipamentos, caso também for possível fazer isso.

Mas se nada disso for possível, seja porque você está fora de casa, por exemplo, num espaço público, então, repense se vale a pena continuar a trabalhar ali.

Se não seria melhor encontrar um outro ambiente, ou mesmo um espaço de coworking.

O fundamental é você manter o controle e atenção a cada detalhe do que estás fazendo.

Outra dificuldade para se manter o foco é a falta de clareza dos objetivos ou falta de propósitos bem definidos.

Sim. Para se obter a atenção focada em determinada tarefa é necessário, entender os objetivos e as razões para conclusão das mesmas.

Por exemplo: Hoje é segunda-feira e você sabe que na sexta você tem uma consulta com seu ortopedista de manhã cedo, para tentar descobrir e sanar as dores que vem sentindo na coluna.

Então, você sabe que na sexta de manhã cedo, seu objetivo é acordar cedo para ir ao ortopedista.

Porque seu propósito é descobrir e sanar as dores que vem sentindo em sua coluna.

Logo, você vai acordar cedo, vai se arrumar e se dirigir com seu carro para chegar ao consultório de seu ortopedista.

Pois sabe a importância que aquela consulta tem, e também o quanto está alinhada ao seu propósito de estar bem de saúde.

Sei que o exemplo, acima pode parecer um pouco leviano em comparar com negócios.

Mas o importante é que você entenda que se não tiver clareza nos seus objetivos, você não conseguirá trabalhar dentro de um propósito, com metas e prazos.

Além disso, é necessário que antes você tenha em mente este propósito.

O fato é que é preciso enxergar o tempo todos os propósitos e os objetivos, isso deve ser claro e cristalino para você.

Sem isso, você não vai direcionar esforços conscientes, duradouros e capazes de alcançar o objetivo principal, que é vender e ganhar dinheiro pela internet, através do marketing digital.

4 # Sentimento de Insegurança e Medo

Ninguém que trabalha sob a ótica da tensão, desconforto, medo ou insegurança é capaz de direcionar esforços efetivos para realização de qualquer objetivo.

Até pode -se concluir tarefas, mas com certeza, a qualidade e durabilidade do produto final será comprometida.

Para se ter foco é necessário se sentir livre.

Você precisa se concentrar (se prender) cem porcento no que está realizando, mas precisa se sentir livre para poder usar sua imaginação e criatividade para inovar.

Somente assim, você estará pronto para tocar o seu negócio com grandes chances de se ter sucesso.

Então, torne-se confiante e tenha coragem para inovar e criar de acordo com os seus propósitos definidos.

Definitivamente, medo e insegurança não são adjetivos de um empreendedor.

Se você se preocupa em não conseguir pagar suas contas com o trabalho que escolheu executar, analise, e vejas outras maneiras de se trabalhar.

Crie outro modelo de negócio, que possa lhe oferecer uma renda extra rápida e honesta, é claro!

Use sua imaginação e se concentre nas necessidades das pessoas. E se questione sempre que problemas você poderia estar resolvendo. Assim ficará mais fácil de criar soluções.

Uma forma de driblar a questão do medo ou insegurança é transformá-los em fontes de motivação.

É somente agindo ou enfrentando que você poderá perder o medo e a insegurança pelo sucesso.

Então, trabalhe e produza o máximo que puder. Mas sempre com capricho e qualidade.

Com o tempo sentimentos de insegurança e medo irão passar.

5 # Não Saber Ler Pessoas

Muitas pessoas escolhe trabalhar com marketing digital, mas não entendem a importância de identificar e solucionar os problemas que determinado grupo pode ter.

Se concentrar em atender as necessidades das pessoas é fundamental.

Isso mesmo, é preciso trabalhar para identificar os problemas das pessoas.

Mas isso não significa que você deva sair por aí, tentando ser o salvador da pátria para resolver tudo para todo mundo.

O que você precisa compreender é que todo produto ou serviço é criado para determinado grupo de pessoas.

No marketing chamamos público-alvo.

Identifica-lo é o grande pontapé que alguém pode dar em direção ao sucesso.

Concentre sua atenção (se possível antes de montar seu negócio) nas pessoas que você deseja atrair para serem seus clientes.

Invista o máximo possível para encontrar os seus pontos fracos, suas dores e problemas e busque soluções inovadoras que possam solucionar estas questões.

Se você quiser ser o melhor no seu nicho, construa algo de muito valor para estas pessoas virem até você.

Identificando os problemas e o seu público – alvo, você será capaz de encontrar com segurança as melhores soluções para estas pessoas.

E de posse dessas informações você deve divulgar muito para ser encontrado.

6 # Não Saber Divulgar seu Trabalho

Não adianta ter o melhor produto, saber quem são as pessoas que deseja atrair, se você não tiver a iniciativa de divulgar seu produto e sua marca.

Para fazer isso, é preciso muita ousadia ou como dizem ‘ter muita cara de pau’.

Acredite, eu sei o que estou te dizendo.

Pois por muito tempo eu errei muito por causa da falta de divulgação do meu negócio.

Eu até acreditava em mim e na qualidade de meus produtos.

Mas sentia muita insegurança ao publicar nas redes sociais, ou gravar vídeos, etc.

Ficava concentrada imaginando o que irão pensar de negativo sobre o meu trabalho.

E poxa, isso foi um enorme erro.

A partir do momento em que você decidir trabalhar com marketing digital, ou em qualquer outra profissão que você deseja crescer profissionalmente.

Você vai ter que aprender a divulgar o seu trabalhar e lidar com a exposição de seus talentos e responsabilidades.

Então estar preparado para expor seus produtos e serviços é fundamental.

E esteja pronto, pois surgirão muitos aplausos, mas também poderão existir muitas vaias.

Prepare-se e enfrente, com disposição para experimentar e crescer tanto com os aspectos positivos quanto negativos.

7 # Falta de Planejamento

Tudo na vida requer algum grau de planejamento. Nos negócios o planejamento está intrinsecamente relacionado ao sucesso.

Mas que fique claro, não existe fórmula mágica. O planejamento é fundamental para você seguir no caminho certo ao seu objetivo.

Crie o passo a passo das estratégias que deverá usar para colocar seu negócio em operação. Analise sempre e repense, reveja e considere o que está dando certo.

E não tenha medo de modificar o que não está funcionando.

Estude sempre seu mercado e analise o desempenho de seu negócio.

Parece lógico isso, e realmente é, mas poucos empreendedores os fazem. E isso é uma das razões de que poucos conseguem estruturar um negócio sólido na internet.

Conclusão

Existem muitas razões pelo quais poucas pessoas conseguem sucesso no marketing digital.

Aqui apenas citei algumas delas.

Espero que te ajudem a melhorar o seu negócio.

E se você quer construir um negócio online de sucesso com estratégias de marketing digital.

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